Pesquisadores descobriram cirurgia que cura enxaqueca

11 de agosto de 2015 at 15:00 Deixe um comentário

Por Marina Demartini

EnxaquecaThinkstock

Um estudo publicado no Jornal de Cirurgia Craniofacial revelou um procedimento que pode melhorar a vida de 10% da população mundial. Pesquisadores da Universidade de Parma, na Itália, descobriram um novo método cirúrgico que elimina os sintomas da enxaqueca em 90% dos pacientes.

A enxaqueca é uma dor relacionada à compressão de nervos na cabeça. Para liberar essa pressão, os médicos italianos fizeram pequenos cortes em músculos localizados na região frontal ou na parte occipital do cérebro.

O procedimento precisa apenas de uma anestesia local para fazer um corte, de poucos centímetros, no couro cabeludo. Segundo o estudo, a cirurgia dura cerca de duas horas e os pacientes são liberados após uma noite de descanso.

Participaram do estudo 43 homens e mulheres, entre 18 e 75 anos. Todos eles tinham mais de 15 enxaquecas ou dores de cabeça crônicas diárias. A pesquisa colheu dados desses pacientes durantes os anos de 2011 e 2013.

Dos 43 indivíduos, 15 foram monitorados durante esses dois anos. Desses, 14 (93,3%) relataram uma resposta positiva para a cirurgia. Cinco deles (33,3%) não tiveram mais enxaquecas. Além disso, nove (60%) sentiram uma redução de pelo menos 50% na intensidade ou frequência da dor. Apenas um (6%) não notou qualquer alteração.

A enxaqueca, segundo a OMS, atinge 10% da população de todo o planeta. No entanto, a doença é três vezes mais comum em mulheres, devido alterações hormonais e o uso de anticoncepcionais. Caracterizada por uma dor constante e forte, acompanhada de náuseas, uma crise de enxaqueca pode durar entre 4 a 72 horas.

Vi na Superinteressante

Entry filed under: conhecimento, Outros Blogs, Saúde, Texto. Tags: , , , , , , , .

Adivinhe se puder, tem 6 palavras e a Geisy arruda conhece muito bem (ou não) É campeão!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dabun’s Page


Desde 28/07/2.009

Estatísticas

  • 327,139 acessos

%d blogueiros gostam disto: