5 coisas que suas unhas te avisam sobre sua saúde

5 de outubro de 2015 at 8:19 Deixe um comentário

Unhas crescem a partir de uma raiz em sua cutícula. Quando esta raiz produz novas células, empurra as mortas para cima, formando as unhas.

Se você ver qualquer coisa anormal nas suas, como alteração de cor, por exemplo, isso pode significar que algo de errado está acontecendo em seu corpo.

Mas sem desespero. Afinal, como uma série de outros sintomas, alterações nas unhas podem ser devidas a muitos fatores. Não assuma o pior de cara. Se você está preocupado com algo, procure um médico.

Linhas de Beau

Linhas de Beau são sulcos horizontais em suas unhas, que parecem ondas. Elas se formam quando seu corpo para de produzir novas células por um tempo. Quando volta a produzi-las, a raiz volta a empurrar as unhas normalmente, mas deixa uma reentrância que marca o local onde “empacou” temporariamente.

Mas por que o corpo parou de produzir novas células na raiz da cutícula, em primeiro lugar? Provavelmente, porque não estava recebendo nutrientes suficientes de sua corrente sanguínea, o que pode indicar uma infecção ou doença. Nesses casos, o corpo muda seu fluxo de nutrientes, tirando-o de atividades de baixa prioridade (como o crescimento de unhas) para aumentá-lo em atividades de alta prioridade como… não morrer.

Psoríase de unha

A psoríase pode se manifestar em várias partes do corpo. No caso da ungueal, surgem depressões puntiformes ou manchas amareladas nas unhas. Essa inflamação na raiz da cutícula faz com que novas células cresçam de forma irregular.
Além da psoríase, tais depressões e manchas podem ser um sinal de outras doenças de pele, como eczema.

Unha azul

Quando está frio, já reparou que sua unha fica azul? Isso é porque não tem oxigênio suficiente chegando a suas extremidades. Mas outras condições também podem deixar sua unha dessa cor. Doenças respiratórias, como asma, por exemplo, também reduzem o fluxo de oxigênio no corpo.

Unha azul ainda pode sugerir doença de Raynaud, uma condição que afeta o fluxo sanguíneo nas extremidades do corpo humano quando submetidas a uma mudança de temperatura ou estresse.

Onicomicose

As micoses das unhas ou onicomicose são causadas por infecção de fungos. Elas se desenvolvem principalmente em ambientes úmidos e quentes. Normalmente, tornam as unhas amareladas. Podem fazê-las cheirar mal também.

Unhas amareladas nem sempre significam micose, no entanto. A síndrome da unha amarela, por exemplo, é quando a raiz da cutícula produz novas células, mas muito devagar, então elas se empilham e ficam amareladas. Como no caso das linhas de Beau, essa disfunção na produção de células pode indicar algo de errado no corpo, como uma doença respiratória crônica ou problemas no sistema linfático (incluindo AIDS ou câncer).

Riscos marrons ou pretos

Riscos escuros na unha podem indicar problemas sérios, como melanoma subungueal, uma forma de câncer rara. Mas também pode não significar nada. Por exemplo, um estudo descobriu que 77% das pessoas com pele mais escura e mais de 20 anos têm um risco escuro na unha, o que sugere que isso é comum e nem sempre perigoso.

Por isso, vamos repetir: se você está preocupado com alguma coisa estranha que viu em suas unhas, não busque conselhos somente na internet. Nós não somos médicos. Para tirar dúvidas sérias, é melhor que você procure um. [LifeHacker]

Fonte: Hypescience – Autor: Natasha Romanzoti

Vi no Professor José Costa

Entry filed under: conhecimento, Lista, Outros Blogs, Saúde, Texto. Tags: , , , , , , , , , .

O Farol # 88 As 7 melhores histórias do Homem-Aranha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dabun’s Page


Desde 28/07/2.009

Estatísticas

  • 336,335 acessos

RSS RSS


%d blogueiros gostam disto: