Nove vezes Palmeiras

3 de dezembro de 2016 at 15:00 Deixe um comentário

Resultado de imagem para palmeiras

Há dois anos, exatamente no dia sete de dezembro, uma massa de quase treze milhões de apaixonados, roíam suas unhas acompanhando os minutos finais do jogo da última rodada daquele Campeonato Brasileiro.
Depois de ter caído pela segunda vez em dez anos para série B, o Alviverde Imponente estava de volta à elite do futebol nacional e dependia de uma combinação de resultados para não cair novamente.
Quando o juiz Leandro Vuaden apitou o final do jogo, sob vaias de uma torcida que se mantivera fiel durante todo o campeonato, o empate com o Atlético Paranaense e a vitória do rival Santos contra o Vitória/BA, mantinha o Palmeiras na primeira divisão.
Foram épocas de vacas magras, a construção do novo estádio limitou a arrecadação, dívidas antigas faziam com que o clube adotasse o lema de pés nos chão, mesclando jogadores de renome, mas já com uma certa idade, no caso do zagueiro Lúcio, alguns medalhões como o goleiro Fernando Prass e o meia Valdívia, com jogadores não tão tarimbados.
O título da Copa do Brasil em 2012, acompanhado do descenso fez ruir as estruturas da Sociedade Esportiva Palmeiras, algo tinha que ser feito, o maior vencedor nacional não podia se contentar com títulos da segunda divisão.
Foi em 21 de janeiro de 2013 com a chegada do advogado, traider da Bolsa de Valores, ex-piloto de rali, Paulo de Almeida Nobre, que assumiria o cargo como sendo o mais novo presidente, desde Dante Delamano empossado em 1932 com 25 anos, que o Palestra começaria a ganhar uma nova cara.
Paulo Nobre encontrou uma dívida de 293 milhões de reais, o time na segunda divisão do brasileiro, que em compensação iria disputar uma Libertadores da América, com a vaga conquistada pela fatura da Copa do Brasil.
Com tantos altos e baixos, foi buscar no Audax paulista, José Carlos Brunoro, o ex-funcionário, que nos anos 90 conviveu com a parceria Palmeiras/Parmalat, porém a ideia agora era que toda renda teria que pertencer a instituição, já que não podiam contar totalmente com o estádio, afinal esse estava nas mãos da empresa WTorre que assumiu toda a construção da arena multiuso e em contrapartida teria 30 anos para usufruir das suas dependências.
O pote de ouro estava mais perto do que imaginavam. Foi com o projeto do Sócio Torcedor que começaram a presenciar as contas saírem do vermelho. Paulo Nobre também já investiu mais de 150 milhões do seus próprios recursos no clube. Com esse crescimento não foi difícil encontrar patrocinadores de peso para bancar as inúmeras contratações.
Outro ponto que diferenciou o Palmeiras dos outros times foi o enorme elenco. Em maio, no início do campeonato brasileiro o plantel contava com 38 jogadores, sendo que o próprio técnico Cuca estava acostumado a trabalhar com no máximo trinta. Contudo foi graças a esse número que o time teve peças de reposição, todas às vezes que um jogador se lesionava ou era convocado para servir a seleção do seu país.
Quando o trabalho é bem feito, colhe-se os louros da vitória e na maioria da vezes ela não vem sozinha, com a defesa menos vazada, o segundo melhor ataque, maior número de vitórias, seis pontos à frente do segundo colocado, maior média de público o Palmeiras sagrou-se campeão com uma rodada de antecedência.
O torcedor soltou o grito de Campeão Brasileiro que estava preso há 22 anos, desde 1994 quando venceu o arquirrival Corinthians. Não que esse tenha sido o último título. Em 1996 teve a melhor campanha de todos os tempos no Campeonato Paulista, quem não se lembra do time dos 102 gols, em 1998 venceu a Mercosul e 1999 sagrou-se campeão da tão sonhada Libertadores da América, 1998, 2012 e 2015 campeão da Copa do Brasil, 2000 Copa dos Campeões, Rio-São Paulo também em 2000, Campeão da Série B em 2003 e 2013 e o seu último título do campeonato Paulista em 2008.
Também recebeu o título de Campeão do Século por encabeçar as relações dos principais rankings nacionais em dezembro de 2000: Revista Placar, Jornal Folha de São Paulo, Jornal O Estado de São Paulo, Federação Paulista de Futebol e Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS).
Em tempos que a crise abate os maiores clubes do país o Palestra Itália pôde fechar 2016 com uma renda de 500 milhões de reais, algo inédito no futebol tupiniquim.
Porém dois dias após as festividades do título, um acontecimento que dificilmente será esquecido não só no país mais no mundo, redirecionou os gritos de euforia de uma única torcida, num silêncio profundo de toda uma nação.
A queda do avião que levava repórteres, os jogadores e comissão técnica da Chapecoense para Medelin, aonde o time Catarinense iria fazer o primeiro jogo final da Copa Sul-Americana caiu, matando 71 pessoas.
Sei que nada que eu disser aqui vai descrever a dor que sentimos ao receber a notícia. A comoção não só dos brasileiros, mas mundial pode não reconfortar os corações doloridos dos parentes e amigos das vítimas, porém nos mostra que o ser humano, independente de torcida, pátria ou seja lá o que nos separa, encontram-se solícitos com a dor do próximo, que o amor e o altruísmo, que muitos insistem ser cada vez mais escasso, flui nos momentos mais difíceis.
O episódio não veio tirar o brilho da conquista alviverde, veio sim comprovar que temos que viver plenamente todos os dias de nossas vidas. Chorar, rir, lamentar, se emocionar na vitória ou na derrota, afinal para o Pai Maior não existe distinção de raça, cor, credo, classe social, quando Ele chama, não adianta dizer como meu filho: “espera um pouco”, não dá tempo de arrumar as malas, despedidas, dizer “eu te amo” ou mais um grito de gol.
Dá-lhe Palmeiras, dá-lhe Chape!!!

                       Inibmort

Entry filed under: conhecimento, Esporte, Futebol, Homenagem, Inibmort, Palmeiras, Texto. Tags: , , , , , , , , , , , , , , , , .

Elisha Cuthbert Pendrive com leitor de digital: onde comprar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dabun’s Page


Desde 28/07/2.009

Estatísticas

  • 334,154 acessos

RSS RSS


%d blogueiros gostam disto: