A difícil arte de escrever

28 de janeiro de 2017 at 15:00 Deixe um comentário

Resultado de imagem para escrever

Parabéns! Querido amigo leitor, se está lendo isso aqui e entendendo.
Afinal, em nosso país 27% das pessoas são totalmente analfabetas, isso é cerca de 14 milhões.
Outra taxa assustadora de 35 milhões, são de analfabetos funcionais, que segundo o Google: São os indivíduos que conseguem ler e escrever frases curtas, mas não compreende seu significado. Sabe decodificar os símbolos, mas não o que eles querem dizer.
Em uma pesquisa rápida também no Google sobre “Mercado Literário”, vamos observar que as notícias não são nada boas. Logo na primeira leva, encontramos uma matéria do site “G1” informando que em 2015 houve uma queda de quase 13%.
No Brasil segundo a Câmara Brasileira do Livro, vender 15 mil cópias já é considerado um Best Seller, já no Estados Unidos e Canadá para se tornar um é necessário vender 5 mil exemplares por semana.
Faço essa introdução para exemplificar como é cruel a arte de escrever em nosso país.
O Brasil é o quinto país mais populoso do mundo, com suas 200 milhões de pessoas, porém segundo a ABDL (Associação Brasileira de Difusão do Livro), o país ocupa a 27.ª posição no quesito leitura, atrás de países como Argentina e Venezuela. Lemos apenas cinco horas e doze minutos por semana.
Toda as vezes que sento defronte ao computador para redigir essa coluna, fico imaginando quem são os seres superiores que dedicam seu tempo para se manterem informados.
Sim, seres superiores, que fazem a diferença, que remam contra a maré. São pessoas como você que tem o hábito da leitura que faz com que nós os escritores, sejam eles ocasionais, como eu, ou profissionais, a não deixarmos a peteca cair e continuar essa árdua batalha de escrever.
Infelizmente toda segunda-feira eu saio de casa esperando encontrar com alguém que possa comentar sobre o que eu escrevi, um elogio, uma dúvida, mesmo uma correção ou uma crítica, contudo dificilmente alguém dá o ar da graça.
Fico imaginando pessoas corajosas que bancam os seus livros, os enfiam debaixo do braço e saem batendo de porta em porta para quem sabe um dia serem reconhecidos.
Não podemos alegar que moramos num país sem grandes escritores. Quem não se orgulha de ser compatriota de Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, João Guimarães Rosa, Machado de Assis, porém não é só de passado que vivemos. Temos os maravilhosos cronistas Mário Prata, o folclórico Luís Fernando Veríssimo ao qual é atribuído a ele uma infinidade de mensagens que circulam nas redes social, poetas como Vinícius de Moraes, Cecília Meireles.
Porém como falar de literatura e não citar Paulo Coelho, fenômeno de vendas do século XX, cujo “O Alquimista” é o livro nacional mais vendido de todos os tempos.
Confesso que não é fácil lidar com a língua portuguesa, porém nada que um pouco de esforço, estudo, dicionário e um bom corretor ortográfico ajude-nos nas horas que a coisa fica preta.
Ler e anotar as ideias é primordial para estarmos sempre atualizados e com material para o próximo texto.
Escrever pode ser considerado uma tarefa solitária, porém em meio aos nossos devaneios encontramos personagem magníficos que passarão a fazer parte da nossa existência, amigos que nos aconselham e fazem com que nossa imaginação baile por linhas e linhas. Escrever não é só colocar palavras após palavras, é dar vida aquilo que está preso em nosso cerne, é dar asas a imaginação, é abrir o peito e escancarar nossas emoções.
Escrever é levar informação aonde a ignorância reside, é fazer o leitor se emocionar, é ter a oportunidade de revelar um pouco ou muito daquilo que vive guardado dentro de nossos corações.

              Inibmort!

Entry filed under: conhecimento, Inibmort, Texto. Tags: , , , , , , , .

Chelsea Handler 10 hilários casos de crianças que levaram ao pé da letra a ordem de seus pais

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Dabun’s Page


Desde 28/07/2.009

Estatísticas

  • 329,798 acessos

RSS RSS


%d blogueiros gostam disto: